Depoimentos - Turma 1

Alvaro Diaz Marques - Setor de Eficiência Energética - SENAI-ES
A oportunidade oferecida pelo SENAI, Departamento Nacional e Departamento Regional do ES, foi de extrema importância no meu desenvolvimento profissional. Poder vivenciar um ambiente do nível do ITA foi um marco em meu desenvolvimento profissional e pessoal. A qualidade do corpo docente do ITA permitiu expandir meus conhecimentos e indicar diversos novos caminhos que, tenho certeza, contribuirão para que possamos atender ao objetivo do SENAI que é promover a competitividade da indústria nacional. Outro ponto que considero fundamental para o sucesso da Turma 1 foi a dedicação dos professores e orientadores no auxílio durante a elaboração das dissertações. Fiquei com a certeza de que muito aprendi, mas que tenho ainda muito por aprender.
 
Alysson Andrade Amorim - SENAI-CE
A participação na primeira turma do MPEP contribuiu significativamente para a minha formação, enquanto gestor de equipes da área de tecnologia, pois tive conhecimento de métodos, ferramentas e técnicas para apoiar minhas decisões, considerando aspectos ligados à gestão da tecnologia, gestão da inovação e do desenvolvimento de produtos. Como engenheiro mecânico, tive a oportunidade de complementar meus conhecimentos técnicos aos processos de fabricação, materiais, termodinâmica, metrologia etc., dentro de uma visão gerencial mais consistente e confiável. Hoje me sinto um profissional mais completo e preparado para os desafios da instituição em que trabalho, por ter formação e experiência calcadas no conhecimento técnico e gerencial.
 
Carlos Alberto Pereira Coelho - Gerência de Inovação e de Tecnologia
Investimento garantido e seguro, o MPEP proporcionou uma profunda reflexão sobre temas da Engenharia de Produção, com aplicações diretas nas minhas atividades profissionais na área da inovação tecnológica, em um formato que proporciona troca de experiências constante por todos em sala sobre questões práticas do dia a dia.

 
Fábio Pires - UNITEC - DN
Participar do programa MPEP me proporcionou o desenvolvimento de novas habilidades, o debate de ideias e, principalmente, criar uma rede com pessoas comprometidas com o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Além do conhecimento adquirido e das amizades construídas, o programa foi fundamental para o meu crescimento profissional.

 
Fabrício Liberali Campana - Gerência de Inovação e Tecnologia SENAI-RS
O Mestrado Profissional em Produção do ITA proporcionou aos alunos e à empresa dos alunos uma oportunidade ímpar de aplicação de conhecimentos, métodos e ferramentas em situações reais da rotina diária, contribuindo com o desenvolvimento institucional do SENAI, apresentando resultados tangíveis e intangíveis para a empresa e profissionais envolvidos. Sou grato por ter convivido com o corpo docente do ITA  e os colegas do SENAI, os quais contribuíram de forma efetiva com o meu crescimento pessoal e profissional.
 
Júlio Augusto Zorzal dos Santos - Gerência de Segurança e Saúde do Trabalho
A participação no MPEP proporcionou um grande aprendizado para aplicação nas minhas atividades profissionais, além da realização pessoal, pois as disciplinas ministradas foram estruturadas de forma a apoiar na estruturação de problemas para a tomada de decisão. Parte fundamental para o sucesso do MPEP foi a competência e o nível de excelência do corpo docente do ITA, formado por uma equipe de professores altamente qualificada e com capacidade de estar sempre disponível para apoiar os alunos durante o seu desenvolvimento. Registro o meu eterno agradecimento aos professores pelo aprendizado e a  atenção durante o curso, em especial ao Professor Jefferson de Oliveira Gomes pelo apoio, confiança e incentivo, como aluno do curso de mestrado e como profissional no SESI e SENAI. Destaco também a grande contribuição da Professora Mischel Carmen Neyra Belderrain e da Dra. Amanda Simões que apoiaram no mestrado e no desenvolvimento da dissertação. A pesquisa realizada para o desenvolvimento da minha dissertação terá grande utilidade para o Sistema Indústria em função da capacidade de disponibilizar a “Metodologia de Avaliação do Capital Intelectual de Redes Organizacionais de Segurança e Saúde do Trabalho – SST por meio de Método de Apoio Multicritério à Decisão”, a qual poderá ser utilizada para outras áreas temáticas.
 
Luiz Eduardo Leão - DF
Foi uma excelente experiência ter realizado o mestrado profissional. Pude adquirir novos conhecimentos e me especializar em alguns conteúdos. Dentro da dissertação foi possível estratificar o desafio do tema competitividade, reforçando as fases que o antecede como a produtividade e a maturidade tecnológica, mais a inclusão do Capital Intelectual como importante fator para o sucesso dos negócios. Pude ainda publicar um artigo dedicado ao setor ferramenteiro, que permitiu contribuir com sua sensibilização sobre a importância de um benchmarking não só de recursos tecnológicos mas, também, de recursos do capital humano, relacional e estrutural. A defesa foi muito emocionante. De fato um teste muito difícil e de elevado nível. Os professores da banca são fantásticos. Você reflete tudo aquilo que propôs (meses de trabalho em minutos) e as recomendações deles enriquecem sua dissertação.

 
Marcelo Vieira de Aguiar - AM
O Mestrado Profissional em Produção foi importante para aperfeiçoar meu conhecimento nos diversos modelos e ferramentas de apoio à Gestão da Inovação e de Processos Produtivos. Tenho usado algumas destas ferramentas no meu trabalho atual como Gerente de Tecnologia e Inovação e também na proposição de novas consultorias para a indústria, ampliando o portfólio de serviços do SENAI-AM. Destacaria como pontos fortes a apresentação de conteúdo atualizado, na fronteira do conhecimento, o conhecimento dos professores ao ministrar as disciplinas e a dedicação e experiência dos orientadores na condução do desenvolvimento do trabalho final. Aqui vai meu agradecimento especial à Professora Carmen que foi incansável e muito competente na orientação de minha dissertação. Minha expectativa é que eu possa contribuir mais com a instituição e divulgar os resultados alcançados e, com isso, abrir oportunidade para outros colegas em programas futuros. Como projeto pessoal, tenho o objetivo de propor novas consultorias para a indústria, publicar alguns artigos em congressos importantes e partir para obtenção de um Doutorado.

 
Mateus Simões de Freitas - Unidade de Inovação e Tecnologia, SENAI Nacional
Diferente de minha expectativa inicial quanto a um curso de mestrado, onde esperava professores sem didática e pouca aplicação prática, o MPEP proporcionou uma bagagem teórica e compartilhamento de experiências práticas tanto dos professores quanto dos próprios alunos. As disciplinas escolhidas para composição do curso possuem total aplicação em meu ambiente profissional e a dissertação foi uma aplicação concreta de um projeto de nossa Unidade. Finalizo dizendo que o ganho do SENAI não está apenas em cerca de 30 alunos com titulação de mestre mas, sim, um ganho de cerca de 30 projetos de pesquisa totalmente aplicáveis a problemas da organização.

 
Paula Nadai - Unitec, SENAI Nacional
O Mestrado do ITA teve um valor imensurável em minha vida. Meu primeiro dia de aula, minha filha - Nathalia - estava com apenas 4 meses e 8 dias. Eu, sentada assistindo aula do Prof. Milioni, ainda não estava acreditando naquela situação... Em vários momentos, fui até o banheiro e chorei. Pensei várias vezes em desistir... Várias! Em uma dessas noites em que perdemos o sono pensando na vida, me dei conta que eu estava estudando no ITA! Meu Deus... era o ITA! Aquela faculdade que eu nem pensei em fazer vestibular porque só passava quem era muito inteligente!  E como assim eu iria desistir? Graças ao apoio incondicional da minha família, eu decidi me acabar de estudar e acabar o meu mestrado. E foi bem isso... Nunca imaginei que seria tão puxado! E com tantas horas e finais de semana de dedicação e abdicação da minha vida pessoal. Mas valeu muito a pena. Agradeço todos os dias por não ter sido fraca. Por ter acreditado que seria possível terminar. Minha análise crítica, minha segurança, autoestima, a vontade de nunca mais parar de estudar foram sem dúvida os grandes ganhos desta jornada. Agradeço imensamente ao aprendizado que tive, aos professores, especialmente ao Prof. Jefferson que me orientou na dissertação e aos colegas de curso que levarei comigo para o resto da vida.
 
Sandro Portela Ormond - Unidade de Educação Profissional e Tecnológica - SENAI - Departamento Nacional.
A parceria ITA e SENAI foi de grande êxito em função dos trabalhos desenvolvidos pela turma. O crescimento profissional foi significante. A competência do corpo docente, aliada às diferentes áreas de atuação dos alunos enriqueceu cada atividade proposta. Os resultados foram muito bons, tendo em vista as aplicações no Sistema Indústria. Essa experiência marcará positivamente a vida de todos os envolvidos. Obrigado ao ITA e ao SENAI!
 
Sérgio Luiz Souza Motta - SESI Segurança e Saúde
O Mestrado MPEP-ITA não só agregou conhecimentos relativos às disciplinas da Engenharia da Produção, mas também permitiu a minha inserção no meio científico, participando da rede de profissionais atuantes na área por meio do apoio do meu orientador Jefferson Gomes. Este mestrado me posiciona em um nível de qualificação diferenciado e trouxe um reconhecimento profissional na CNI.

 
Stella Fernanda de Aquino Oliveira - Pesquisadora Industrial/Laboratório Aberto de Inovação e Criatividade (MS)
Primeiramente gostaria de agradecer ao SENAI pela oportunidade de participar deste maravilhoso programa - MPEP, a parceria não poderia ter sido feita com instituição melhor. Fomos apresentados aos melhores docentes, as ferramentas e aos laboratórios mais atualizados do país. Com toda certeza o conhecimento adquirido será transferido e aplicado nos Institutos Senai de Tecnologia - IST e Institutos Senai de Inovação - ISI Brasil a fora.

 
Valdir Pereira de Souza Junior - SENAI-DR/MT/UETEC
O Mestrado Profissional em Produção proporcionado pela parceria SENAI/ITA foi algo extremamente positivo para mim. Apesar das dúvidas sobre a possibilidade de conclusão que me cercaram no início, fui galgando etapa por etapa, disciplina por disciplina e módulo por módulo até que finalmente alcancei a realização. Sou muito grato ao SENAI por ter me permitido participar e ao ITA por dispor de seus profissionais de tão grande competência para nos guiar nesses dois anos. Os frutos já estão sendo colhidos, com a aplicação do estudo desenvolvido para a dissertação, e seu desdobramento em novas formas de tratar situações que permitem olhares e soluções diferenciados.
 

Additional uncaught exception thrown while handling exception.

Original

PDOException: SQLSTATE[HY000]: General error: 2006 MySQL server has gone away: SELECT 1 AS expression FROM {variable} variable WHERE ( (name = :db_condition_placeholder_0) ); Array ( [:db_condition_placeholder_0] => cron_last ) in variable_set() (line 1258 of /home/storage/8/79/b7/fcmfmpep/public_html/site/includes/bootstrap.inc).

Additional

PDOException: SQLSTATE[HY000]: General error: 2006 MySQL server has gone away: SELECT s.lid, t.translation, s.version FROM {locales_source} s LEFT JOIN {locales_target} t ON s.lid = t.lid AND t.language = :language WHERE s.source = :source AND s.context = :context AND s.textgroup = 'default'; Array ( [:language] => pt-br [:source] => The website encountered an unexpected error. Please try again later. [:context] => ) in locale() (line 720 of /home/storage/8/79/b7/fcmfmpep/public_html/site/modules/locale/locale.module).


Uncaught exception thrown in shutdown function.

PDOException: SQLSTATE[HY000]: General error: 2006 MySQL server has gone away: DELETE FROM {semaphore} WHERE (value = :db_condition_placeholder_0) ; Array ( [:db_condition_placeholder_0] => 8569404666038c75776e723.57956181 ) in lock_release_all() (line 269 of /home/storage/8/79/b7/fcmfmpep/public_html/site/includes/lock.inc).