Informações gerais

O MPEP, Mestrado Profissional em Produção, é um mestrado profissional (stricto sensu) oferecido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, dentro do curso de pós-graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG-EAM) e ligado à área de Produção (PG-EAM/P). Tem como objetivo capacitar profissionais graduados em engenharia ou ciências exatas interessados em se especializar nos ramos da engenharia de produção com ênfase em métodos quantitativos aplicados aos processos industriais.

 

As Turmas Senai, formadas em parceria com o Senai, serão basicamente compostas por graduados em engenharia e ciências exatas em geral, e terão cerca de 30 (trinta) participantes. As aulas preferencialmente ocorrerão no ITA, em São José dos Campos/SP e, eventualmente, em algum outro local decidido em comum acordo entre o Senai e o ITA. O cronograma de atividades será marcado em comum acordo entre as partes com a preocupação constante sobre os custos operacionais e tempo de deslocamento e de pessoal.

 

O ITA, sempre que possível e objetivando enriquecimento da formação técnica dos alunos do MPEP, se aproveitará de convênios e acordos de cooperação com entidades nacionais e internacionais e inserirá palestras, workshops e seminários, em língua portuguesa ou inglesa, versando sobre um ou mais tópicos relevantes ao curso.

 

Os requisitos acadêmicos mínimos para o programa são 21 créditos obtidos em disciplinas cursadas com aproveitamento e frequência, publicação de pelo menos um artigo técnico-científico em revistas indexadas ou eventos nacionais ou internacionais, demonstração de proficiência em Língua Inglesa, aprovação em Exame de Qualificação, realização de um “estágio” de imersão na fase final de confecção da dissertação e aprovação da Dissertação de Mestrado, defendida publicamente, perante banca examinadora, no ITA em São José dos Campos/SP.

 

Com duração máxima prevista de 24 meses, o curso está organizado em semestres acadêmicos (em geral 2 semestres acadêmicos por ano e 4 disciplinas em cada semestre acadêmico). Estima-se que os créditos referentes às disciplinas possam ser obtidos em cerca de 3 semestres e, já durante o terceiro semestre, o aluno escolha um orientador, se engaje e comece a se dedicar às atividades objetivando a confecção, a documentação e a defesa da Dissertação de Mestrado Profissional e as eventuais atividades complementares.

 

É de vital importância para o sucesso do curso que cada aluno tenha, de seu empregador em geral e de sua gerência imediata em particular, um real comprometimento traduzido em liberação parcial ou total das atividades profissionais para assistir às aulas e para se dedicar aos estudos, às séries de exercícios, aos trabalhos, à publicação de artigo técnico-científico e, também, à confecção de sua Dissertação de Mestrado Profissional. É importante salientar que os interesses do Senai podem, naturalmente, ser incorporados aos temas das dissertações de mestrado dos alunos.